quinta-feira, 7 de abril de 2016




QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA - DESUMANIZAÇÃO
Tenho lidado com dezenas de doentes oncológicos com resultados extraordinários, mas assusta-me a comunidade médica e a desumanização de alguns médicos em particular. Os doentes muitas vezes não passam de números de processo. Estive a acompanhar uma senhora com cancro da mama com metástases em estado avançado, que tendo desmaiado assim que lhe mudaram o protocolo da quimioterapia, em vez de pararem e perceber o que se passava, reanimaram-na e insistiram. Conclusão: rebentaram-lhe todas as varizes esofágicas, provocando uma série de hemorragias internas. Ninguém assumiu a responsabilidade! Graças a Deus depois de muito sofrimento, e de prepararem os familiares para o desfecho inevitável, que ela apenas teria algumas horas de vida e contra todas as expetativas, ela sobreviveu e recuperou.
Outro caso que estou a acompanhar, depois de mais de um ano de luta contra um cancro no pulmão inoperável com cerca de 900mm, caso esse também à partida, sem qualquer hipótese de ser vencido (segundo os médicos), uma vez que a radioterapia nada tinha feito a não ser queimar de tal forma o pulmão e o esófago, que nada mais havia a fazer que não viver com o tumor, eis que o doente recupera milagrosamente. O tumor extinguiu-se deixando um vazio no seu lugar, e o resultado dos exames é que o doente não tem uma única célula cancerígena no corpo. Uma semana depois, as lesões sofridas pela radioterapia fortíssima, manifestam-se: o rompimento do esófago leva o doente a ser atirado de um hospital para outro, porque ninguém quer assumir a responsabilidade. Mais uma vez preparam a família para o pior. Diagnóstico:"tem apenas algumas horas de vida". Acredito desta vez que também não será assim! E acreditem que sei do que falo! 
Deus, deu-nos apenas um minuto de vida de cada vez, não algumas horas. E os milagres existem para quem realmente acredita neles!
Com tudo isto eu quero dizer-vos que seja qual for o vosso problema de saúde grande ou pequeno, envolvam-se completamente no vosso processo de cura, e se não confiarem no médico, enfermeiro ou outro qualquer auxiliar de saúde, peçam para mudar! É um direito vosso! Não estou de todo aqui a generalizar, felizmente existem muitos profissionais de saúde humanos e competentes! Simplesmente, vocês não podem ser curados e acompanhados por pessoas em quem não confiam! Não se deixem contaminar por crenças sobre diagnósticos de tempo de vida, que são desumanos. Existem milhares de casos que mostram que grande parte das vezes não é verdade! Acreditem que é possível, por pior que seja o prognóstico. Todos nós temos de morrer um dia, mas ninguém sabe quando. 
O processo de cura começa dentro de si, naquilo que pensa, sente, diz e como age. Envolva-se completamente nesse processo, pesquise outras terapias alternativas e naturais, peça segundas opiniões e decida de acordo com o que fizer mais sentido para si! A vida é sua, e só você pode saber o quanto ela vale!

Sem comentários:

Enviar um comentário